EDITORIAL

Consequências da Covid?  





Já todos ouvimos falar de pequenos problemas de saúde, ou de algumas sequelas, que são frequentemente atribuídos a eventuais consequências de ter sofrido de Covid. Perda de cheiro, perda do paladar, ritmo cardíaco mais acelerado ou até efeitos cognitivos, como lapsos de memória e confusão em articular de algumas palavras. Não há estudos médicos que comprovem cabalmente que são sequelas da Covid longa, mas há cada vez mais testes que apontam para uma relação de causa-efeito. Por exemplo, um estudo publicado em 2024 no New England Journal of Medicine comparou o desempenho cognitivo de pessoas que recuperaram totalmente da Covid-19 com o de um grupo semelhante de pessoas que nunca tiveram o vírus. O grupo da Covid-19 teve um desempenho pior, equivalente a um défice de cerca de três pontos de QI! Este é um tema cada vez mais pertinente, e por isso mesmo damos destaque nesta edição. 


Desvendamos-lhe ainda o tesouro de Egersund. A mina mais limpa do mundo está a ser construída na Noruega para fornecer à Europa as matérias-primas do futuro sem comprometer o ambiente. 

E mostramos ainda histórias de cinco pessoas que estão a voltar aos livros e a encontrar um novo objetivo, mais tarde na vida.

Nunca é tarde para começar. 


E como sempre, divirta-se com as nossas páginas de humor. 


Tenha um excelente mês. 








Editor Executivo

 

Fale com o editor através do e-mail  

revista.portugal@seleccoes.pt