Rui Nabeiro


«Aproximando-me do fim, a minha saudade era de poder viver mais tempo.» «Alta Definição», SIC 


Obrigado Senhor Comendador


No passado dia 19 de março, Dia do Pai, faleceu, aos 91 anos, Rui Nabeiro, aquele que é considerado um dos maiores empresários portugueses de sempre. Com uma visão e capacidade de empreendedorismo únicas e uma permanente preocupação social, Rui Nabeiro deixou um legado ímpar. Um homem invulgar, sempre preocupado com os outros e com a sua terra, Campo Maior, que sem ele não teria atingido o desenvolvimento que atingiu. Do nada construiu um dos maiores grupos empresariais do país e da Europa, sempre balizado pelas suas convicções e generosidade. Num mundo ferozmente fechado no individualismo e no isolamento, Rui Nabeiro seguiu sempre em contramão e construiu um império partilhando e estando disponível para os outros: «Considero-me um homem ambicioso, mas de mãos abertas. Sempre acreditei em mim e essa foi a minha melhor qualidade. Em pequeno sonhava muito. Trabalhei muito, lutei bastante para chegar aqui, mas nunca fechei as mãos», disse numa entrevista. Ao longo dos anos, as Selecções do Reader’s Digest mantiveram uma estreita relação profissional e de amizade com Rui Nabeiro e a sua família alicerçada na confiança, consideração e respeito mútuo. Uma consideração também sentida pelos nossos leitores que o consideram por onze vezes Personalidade de Confiança na categoria de Empresariado. No momento em que lamentamos o seu desaparecimento, mas em que acima de tudo se enaltece o seu legado, não podemos deixar de dizer: Obrigado Senhor Comendador Rui Nabeiro! 











Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931 em Campo Maior. Começou a trabalhar aos 12 anos, ajudando a mãe na pequena mercearia e o pai e os tios na torra do café. Aos 19 anos, assumiu a direção da empresa de torrefação da família, experiência que lhe permitiu abrir, em 1961, a Delta Cafés, hoje líder do mercado dos cafés em Portugal e com uma forte presença internacional.

Em 1984, dois anos após ter fundado a Novadelta, que se dedica à torrefação, empacotamento e comercialização de café, criou em Campo Maior aquela que era na altura a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica. Em 1988 criou o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, que conta com mais de duas dezenas de empresas com intervenção direta em áreas como a produção vinícola, alimentação, imobiliário e turismo. Exerceu durante vários anos o cargo de presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, antes e depois do 25 de Abril. Rui Nabeiro foi condecorado com a Ordem Civil do Mérito Agrícola Industrial e Comercial – Classe Comercial pelo Presidente Mário Soares, em junho de 1995, e com a Ordem do Infante D. Henrique, em janeiro de 2006, quando Jorge Sampaio era ainda Presidente. Em Espanha, recebeu a Comenda da Ordem de Isabel, a Católica, e em 2010 foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha, com jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.




«Considero-me um homem ambicioso, mas de mãos abertas. Sempre acreditei em mim e essa foi a minha melhor qualidade.» D.R.


«Eu sou tão amigo dos clientes que nesta pandemia nunca os deixámos.»

Jornal de Negócios 


«Uma pessoa que investe na edução e na saúde está a investir em si própria. A vida torna-se mais feliz. E isso dá-me bem-estar, força, ânimo.» Selecções do Reader’s Digest.

«A maior riqueza é ter muita gente a trabalhar para mim.» Dinheiro Vivo 


Rui Nabeiro com a mulher Alice, na entrega do galardão Personalidade de Confiança das Selecções do Reader’s Digest.


Share by: