A Natureza Segue o seu Curso

A Natureza Segue o seu Curso



Um olhar interessante sobre várias espécies de vida selvagem em alguns dos seus momentos mais íntimos. 


Doris Kochanek 



Bailarinos elegantes

Durante a época do acasalamento os flamingos dão o seu melhor para impressionar o sexo oposto, ostentando as várias poses que aprenderam. Assim que estas aves limícolas escolhem o parceiro, mantêm-se fiéis durante a época de reprodução. 



Escolha das senhoras

As manadas de elefantes são lideradas pelas fêmeas – normalmente o animal mais velho e experiente assume a liderança. As fêmeas também ditam as regras durante o acasalamento. Se forem assediadas por um macho de que não gostam exigem – com um sonoro bramido – que o seu macho favorito assuma o seu papel. 



Não tem de quê

Os coalas são animais solitários, e cada um reclama a respetiva fila de eucaliptos. Não apreciam as visitas dos outros coalas. Uma exceção é a época do acasalamento. É então que os animais, que dormem até vinte horas por dia, mostram o seu lado mais ativo.



Bem perto

Os pinguins-rei reproduzem-se em enormes colónias nas ilhas subantárticas. Não é invulgar encontrar várias dezenas de milhares por local de reprodução. No entanto, o único contacto físico que têm é com o parceiro – e mais tarde com as crias. Além disso, os machos e as fêmeas fazem turnos na incubação e alimentação. 



Um aperto firme

Como são anfíbios, a maioria das rãs sente-se em casa tanto em terra como na água. Mas mesmo as espécies que passam a maior parte do tempo em terra procuram a água para acasalar. A fêmea deposita os ovos na água, que depois o macho fertiliza. Para sincronizar o processo, o macho agarra a fêmea. Aqui, um segundo macho junta-se aos dois. Afinal, é a vida selvagem!



Reprodutores prolíficos

Na Europa, os esquilos-cinzentos, que são originários da América do Norte, são considerados uma espécie indesejável em muitos locais. Isso porque rapidamente ocupam o lugar das espécies nativas, como os esquilos--vermelhos, onde quer que apareçam. Fisicamente, os esquilos-cinzentos são mais robustos e também têm instintos migratórios mais fortes do que os esquilos--vermelhos. No entanto, uma coisa que as duas espécies têm em comum é a reprodução prolífica. Tanto os esquilos--vermelhos como os cinzentos gostam de se reproduzir, tendo até três ninhadas por ano.



Camuflagem e engano

Tal como o polvo, o choco gigante (Sepia apama) é um cefalópode, mas apresenta dez tentáculos em vez de oito. Pode mudar a cor, padrão e textura da pele para se disfarçar de rocha, areia ou alga. Ou até para desfrutar de um pouco de intimidade. Os machos pequenos podem assumir uma aparência tipicamente feminina para se aproximarem de uma fêmea guardada por um rival maior e ciumento.



Algo para trincar

O acasalamento das osgas não é um acontecimento muito romântico. O macho sobe para as costas da parceira e morde-lhe o pescoço para a segurar. Estes répteis também não exibem ternura pelas crias – põem os ovos, que não incubam. O sol faz o trabalho por eles.


Share by: