Frutos vermelhos | Selecções do Reader's Digest

Frutos vermelhos

Morangos, framboesas, amoras-pretas, mirtilos, groselhas-vermelhas e pretas... são, todos eles, extraordinariamente benéficos para o seu sistema imunitário.

Sistema imunitário

Muitos destes pequenos frutos vermelhos contêm a maior parte das vitaminas antioxidantes vitais (A, na forma de betacaroteno, C e E); outros contêm-nas
todas, tornando-se extremamente importantes para o funcionamento do sistema imunitário, uma vez que estas vitaminas neutralizam a acção dos radicais livres - responsáveis, a nível celular, por muitos dos nossos problemas de saúde.

Além de nos protegerem contra as infecções, estes frutos de aparência deliciosa são eficazes na luta contra doenças degenerativas mais graves, e até mesmo
contra o envelhecimento prematuro.

Juventude e vigor

Devido ao seu elevado teor de antioxidantes, estes frutos contribuem para a eliminação de toxinas do organismo e são importantes armas contra o envelhecimento. 0s morangos, por exemplo, trazem benefícios à pele, suavizando rugas e vincos, e aliviam a artrite. Já as framboesas são ligeiramente laxantes e ajudam a digestão.

Dado o seu elevado teor de fitoestrogénios, todos estes frutos são benéficos para os
problemas associados à menstruação – períodos irregulares, síndroma pré-menstrual, perturbações da menopausa. 0 chá de folhas de framboesa fortalece os tecidos do útero e é tradicionalmente usado nos últimos três meses de gravidez para reduzir o risco de hemorragias graves durante o parto. Este chá é também usado para aliviar as dores menstruais.

As groselhas-vermelhas e pretas e os mirtilos são excelentes purificadores do sangue. As amoras-pretas são uma boa fonte de energia e, tal como os arandos-da-América, aliviam a congestão das vias respiratórias e as dores de garganta. 0s arandos e as groselhas-pretas são úteis em caso de infecções dos rins, bexiga e vias urinárias.

Muitos destes frutos são ricos em minerais, sobretudo cálcio, magnésio e potássio. 0 primeiro, essencial para ossos e dentes fortes, é também necessário para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. 0 magnésio e o potássio
são também importantes para o coração e o sistema nervoso. Estes minerais, e ainda as quantidades vestigiais de ferro e zinco existentes em muitos destes frutos, são vitais para a saúde e para o crescimento celular.

Escolher, guardar e usar

0s frutos carnudos são de deterioração rápida, pelo que devem ser consumidos logo após a compra. Escolha frutos maduros, mas não em demasia, e sem sinais de bolor; dê preferência aos produzidos por meio de cultura biológica.

Logo que possível, retire a película plástica da embalagem, lave-os bem e guarde-os
no frigorífico até à altura de servir.

Estes frutos são melhores crus. Quando maduros, não necessitam de ser adoçados, mas pode juntar-lhes um pouco de mel e sumo de fruta ou servi-los com iogurte ou gelado. Pode também usá-los na preparação de deliciosas sobremesas ou em compotas.

Benefícios

• As fibras são úteis ao funcionamento do aparelho digestivo;

• 0 elevado teor de antioxidantes protege contra a infecção e a doença;

• Favorecem a saúde e a renovação celular;

• As groselhas-vermelhas e pretas, amoras-pretas e mirtilos purificam o sangue e tonificam a circulação;

• 0s arandos são benéficos nas infecções dos rins, bexiga e vias urinárias;

• As groselhas-pretas podem aliviar as infecções respiratórias.

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