Ementas para quem trabalha de noite | Selecções do Reader's Digest

Ementas para quem trabalha de noite

O turno da noite desregula os padrões alimentares – algumas pessoas comem demais, outras saltam refeições. Estas estratégias alternativas podem ajudar.

Estratégia 1

Tente acompanhar os membros da sua família. Quando sair de turno, tome o pequeno-almoço com eles. Coma cereais, torradas, compota e sumo de fruta, alimentos ricos em hidratos de carbono que aumentam a serotonina e ajudam a adormecer. Quando acordar, jante com a família. Coma alimentos ricos em proteínas, como peixe, frango, carne vermelha ou ovos, que o ajudam a manter-se acordado ao longo da noite.

Estratégia 2

Tente acompanhar a estrutura do seu turno, ou seja, altere o padrão normal das refeições.

No início do turno

Coma um pequeno-almoço proteico: bacon magro e ovos com torradas de pão integral. Beba uma chávena de café ou de chá, mas não abuse deste tipo de bebidas ao longo do turno para não perturbar os padrões de sono e não prejudicar a saúde.

A meio do turno

Se não tiver tempo para uma refeição cozinhada, leve sopa e sanduíches de casa e complete com uma barra de cereais e uma peça de fruta. Se encomendar a comida ou comer na cantina, escolha sanduíches de pão integral e evite os alimentos ricos em gorduras.

No fim do turno

Não termine o turno da noite com uma refeição de fritos; prefira alimentos ricos em hidratos de carbono, que o ajudam a adormecer quando chegar a casa. Experimente «tortellini» com salada verde ou salmão grelhado com cuscuz. Para sobremesa, coma arroz doce e alperces secos demolhados em sumo de laranja.

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