Alimentos que combatem a doença | Selecções do Reader's Digest

Alimentos que combatem a doença

Desde a Antiguidade que a alimentação é utilizada para prevenir e tratar doenças. Recentemente, várias pesquisas vieram demonstrar que muitas das substâncias presentes nos alimentos dão o seu contributo para a prevenção de doenças.

As recomendações da tabela seguinte referem-se a alimentos que têm propriedades, comprovadas ou eventuais, de combate à doença.
Esta tabela não pretende ser uma receita e muito menos uma lista de tratamentos de doenças. Consulte o seu médico ou o nutricionista antes de efectuar quaisquer modificações profundas no seu plano alimentar.


Acne


Consuma grande quantidade de: Cenoura, meloa e legumes de folha verde, que fornecem vitamina A. Aves e peixe para obter zinco. Iogurte pelas suas culturas activas.


Anemia (carência de ferro)


Consuma grande quantidade de: Carne, aves, peixe, legumes, fruta seca, legumes de folha verde-escura, cereais enriquecidos para obter ferro. Citrinos, couves, brócolos, pimento vermelho, couve-galega, morangos, kiwis (fornecem vitamina C, que facilita a absorção de ferro). Cebola (efeito similar).


Artrite


Consuma grande quantidade de: Peixe e marisco, pelos ácidos gordos ómega-3 (só na artrite reumatóide). Citrinos, pela vitamina C e flavonóides. Legumes de folha verde-escura, vegetais cor de laranja e amarelos (fornecem betacaroteno).


Cancro


Consuma grande quantidade de: Legumes cor de laranja e amarelos, tomate, pimento vermelho, malagueta; legumes de folha escura, brócolos, couves-de-bruxelas, couve-flor, alho, cebola, alperces e nectarinas, citrinos (incluindo a toranja vermelha), bagas, uvas, melancia, cereais integrais, leguminosas (em especial soja), frutos secos, peixe, marisco, aves de carne magra, lacticínios magros —fornecem betacaroteno, licopeno, indol, ácido elágico e outros fitoquímicos; ácido fólico, vitaminas C e E, cálcio e selénio: além de ácidos gordos ómega-3.


Cataratas e outros problemas da visão


Consuma grande quantidade de: Couve-galega, espinafres, salsa, ervilhas, aipo, cenoura, batata-doce, batata, citrinos, kiwis, bananas; germe de trigo e cereais integrais; carne magra, aves e peixe — fornecem antioxidantes, como a luteína e o betacaroteno, e as vitaminas C e E, vitaminas B, zinco e selénio.


Constipações


Consuma grande quantidade de: Citrinos, morangos, kiwis, pimento vermelho, brócolos e couves para obter vitamina C. Malagueta, que fornece capsaicina. Cebola e alho como descongestionantes. Cereais integrais, leguminosas, peixe,
marisco e carne para obter zinco.


Prisão de ventre e outros problemas intestinais


Consuma grande quantidade de: Pão integral e cereais integrais, frutos (como ameixas, figos e frutos secos) e legumes (especialmente tubérculos) que fornecem fibras insolúveis.


Diabetes


Consuma grande quantidade de: Muitos cereais integrais, frutos e legumes: doses moderadas de carne magra, aves e peixe — ou seja, uma dieta pobre em gorduras, mas rica em fibras (o controle do peso é crucial na prevenção da diabetes).


Doenças cardíacas


Consuma grande quantidade de: Frutos (como citrinos, bagas e maçãs), legumes (incluindo os de folha escura), leguminosas, germe de trigo, cereais integrais (incluindo flocos de aveia), frutos secos, óleos insaturados, lacticínios magros, tofu, peixe e marisco — fornecem vitaminas C e E, antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis, cálcio e ácidos gordos omega-3. Alho, gengibre, cebola,
malagueta, uvas e vinho, que fornecem fitoquímicos bons para o coração.


Hipertensão


Consuma grande quantidade de: Lacticínios magros (incluindo os enriquecidos com vitamina D), legumes de folha verde-escura e tofu para obter cálcio. Bananas, abacates, alperces secos, batata e molho de tomate para obter potássio. Citrinos, morangos, kiwi e pimento vermelho pela vitamina C. Alho, cebola e aipo pelos fitoquímicos. Peixe e marisco pelos ácidos gordos omega-3.
Faça uma alimentação pobre em gorduras para controlar o peso.


Hipercolesterolemia (nível elevado de colesterol no sangue)


Consuma grande quantidade de: Frutos (citrinos, em especial toranjas, maçãs, amoras, framboesas, bananas, abacates, alperces secos e figos), flocos de aveia, cevada, cenoura e leguminosas (em especial rebentos de soja) para obter fibras solúveis. Muitos outros frutos e legumes, que são antioxidantes. Lacticínios magros, que fornecem cálcio, e leite, que fornece vitamina D. Óleos vegetais insaturados (em vez de gorduras saturadas). Alho, cebola e similares parecem ajudar a baixar os níveis de colesterol. O álcool — em quantidades moderadas — eleva as HDL, o «bom» colesterol.


Hipertigliceridemia (nível de triglicéridos elevados)


Consuma grande quantidade de: Peixe e marisco, que fornecern ácidos gordos omega-3. Malagueta, que é fonte de capsaicina.


Osteoporose


Consuma grande quantidade de: Lacticínios, peixe enlatado (com espinhas) e legumes de folha escura para obter cálcio. Uvas, maçãs e peras para obter boro. Cereais integrais e frutos secos para obter magnésio e manganés. Leite enriquecido, peixe e cereais enriquecidos, que fornecem vitamina D e fósforo. Aves, carne magra e feijão, que fornecem fósforo.


Acidente vascular


Consuma grande quantidade de: Vegetais, que fornecem vitamina C e outros antioxidantes. Peixe, que fornece ácidos gordos omega-3. Frutos secos e sementes, fornecem vitamina E, fruta, potássio e fibras solúveis. Alho — fitoquímicos baixam tensão arterial.


Cárie dentária e doenças das gengivas


Consuma grande quantidade de: Lacticínios, legumes de folha e salmão e sardinhas de lata (com espinhas) para obter cálcio. Citrinos e trigo-sarraceno, que fornecem bioflavonóides. Queijo Cheddar, cerejas, maçãs, chá e sumo de uva, após comer doces, combatem a cárie dentaria. Fruta e legumes frescos actuam como "escova de dentes" natural e fornecem vitamina C.


Infecção das vias urinárias


Consuma grande quantidade de: Arandos e mirtilos contêm substâncias que combatem as infecções urinárias. Coma frutos e legumes para obter vitamina C. Beba muita água.


Controle do peso


Consuma grande quantidade de: Hidratos de carbono complexos e fruta e legumes frescos para obter energia, vitaminas e minerais e sentir-se saciado sem ter ingerido gorduras. Lacticínios magros, aves de carne magra e peixe, que fornecem proteínas. Beba muita água.

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