O que é?
O trigo na sua forma completa ou integral, ou seja, com o farelo, que envolve o grão e protege as outras duas principais partes da planta, o germe e o endosperma, do excesso de luz solar, água e ataques de pestes e doenças. O germe é o embrião da planta, que eventualmente poderá dar origem a um novo pé de trigo. Muitos dos nutrientes e uma grande parte da fibra do trigo estão contidos no farelo e no germe, as partes que são retiradas quando o trigo é refinado para produzir a farinha branca. Apenas fica o endosperma, constituído na sua maior parte por amido e proteínas.
Poderes curativos
Os grãos integrais são uma surpreendente fonte de antioxidantes. O trigo integral, graças ao elevado teor de fibras e de vitaminas do complexo B, reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares e até por qualquer outra causa. Os cereais integrais, nomeadamente o trigo, contêm lignanas, estrogénios vegetais que baixam o nível de estrogénios e estimulam as células cancerosas a autodestruírem-se. São de digestão mais lenta que os refinados, pelo que não provocam uma subida abrupta dos níveis de açúcar no sangue. Assim, os níveis de insulina mantêm-se baixos, o que é benéfico na diabetes, e previne o cancro.
Curiosidade
Como a farinha integral não se vende tanto quanto a farinha branca, deve-se comprá-la numa loja com boa rotação de produtos. A farinha de trigo integral contém alguma gordura do farelo, pelo que deve ser guardada num recipiente hermético no frigorífico durante seis meses, no máximo.