A maior parte de nós tem passado mais tempo em casa do que alguma vez imaginou ser possível. Talvez tenha aproveitado a oportunidade para fazer uma grande limpeza ou planeie fazê-lo... amanhã. Estas dicas podem ajudá-lo a tornar a sua casa um local melhor para o seu corpo e mente.
1
Tire os sapatos antes de entrar em casa. Um estudo da Universidade do Arizona revelou que um sapato alberga, em média, 421 mil tipos de bactérias, incluindo o estreptococo e a Escherichia coli. Os bolores e pesticidas também conseguem abrir caminho para a sua casa por esta via. Deixe os chinelos à porta.
2
Não consegue encontrar lixívia à venda? Experimente vodca! É um excelente desinfetante. Misture uma parte de vodca para uma de água num borrifador.
3
Os melhores agentes de limpeza para o interior são os filtros HEPA. Removem 99,97% das partículas e poluentes presentes no ar. Os filtros HEPA portáteis limpam uma divisão ou uma casa inteira.
4
Muitos vírus não se espalham tão bem num ambiente húmido e preferem os meses quentes e secos. Uma solução para o inverno: um humidificador de vapor. Tenha atenção que demasiada humidade pode agravar problemas respiratórios e potenciar o aparecimento de bolor e mofo. O nível ideal de humidade no ar é entre os 40 e os 60%.
5
Refrescar as paredes com uma demão de tinta pode melhorar o seu humor. E se está a trabalhar a partir de casa, faça-o junto a uma janela. Um pequeno estudo demonstrou que as pessoas que trabalhavam numa sala com iluminação natural tinham menos sono e melhores resultados em testes de desempenho cognitivo do que as que trabalhavam numa sala com iluminação artificial.
6
Mesmo que lhe pareça que já desinfetou tudo, podem ter-lhe escapado algumas zonas que acumulam muita sujidade e bactérias, como por exemplo o copo da escova dos dentes. Lave-o com regularidade. Quanto às esponjas da cozinha, são tão pouco higiénicas que alguns restaurantes já baniram o seu uso.
7
A água da torneira contém pequenas quantidades de chumbo, cloro e outros contaminantes. Considere a utilização de um filtro, como os que se colocam num jarro ou se acoplam à torneira da cozinha.
8
O ar interior pode ter duas a cinco vezes mais partículas poluentes do que o ar exterior, isto porque os produtos de limpeza produzem químicos que podem ser irritantes ou mesmo perigosos. Uma solução simples? Abra uma janela.
9
As lâmpadas de sal dos Himalaias vendem-se como purificadores do ar através da emissão de iões negativos. Contudo, não há provas que sustentem a sua eficácia. No entanto, o sal de mesa é um excelente agente de limpeza. Polvilhe o fogão com sal e bicarbonato de sódio e limpe com um pano húmido. Para as peças de cobre, esfregue-as com sal e vinagre.
10
As lâmpadas ultravioletas germicidas (UV-C) emitem radiação que mata os germes. Os hospitais utilizam estas luzes para desinfetar salas e matar os vírus (possivelmente mesmo o novo coronavírus). Porém, tenha cuidado: nem todos os sistemas de desinfeção domésticos por ultravioletas utilizam UV-C e algumas lâmpadas UV podem causar queimaduras cutâneas.