Esta sopa reúne dois ingredientes cuja combinação, apesar de pouco vulgar, é muito conseguida - as ervilhas e o camarão.
O Verão é a época das ervilhas frescas, cujo sabor está no seu melhor logo após terem sido colhidas, enquanto ainda conservam toda a sua doçura natural. As vagens têm também um elevado teor de vitaminas e fibras, integralmente aproveitado nesta saudável sopa.
700 g de ervilhas em vagem
500 g de camarões cozidos
2 cebolas
1 dente de alho grande
2 colheres de sopa de óleo ou de azeite
2 pés de hortelã
1 colher de chá de pimenta-preta em grão
1 batata grande (com cerca de 250 g)
1 molho de cebolinha
Sal e pimenta-preta
1. Descasque as ervilhas para uma tigela. Reserve as vagens e corte-as aos pedaços. Descasque os camarões, mas reserve as cascas.
2. Pique grosseiramente as cebolas e corte o dente de alholascas.
Num tacho grande, aqueça o óleo ou o azeite e salteie a cebola em lume brando. Quando estiver macia, junte o alho, as vagens das ervilhas e as cascas dos camarões e salteie novamente durante 5 minutos.
3. Junte a hortelã, os grãos de pimenta-preta e 1L de água e deixe levantar fervura. Retire a espuma que se vai formando, reduza o lume e deixe fervilhar durante 15 minutos. Coe através de um passador grande para uma tigela, fazendo pressão com as costas da colher de pau para extrair o máximo de sucos. Deite fora os elementos aromáticos sólidos.
4. Deite novamente o líquido no tacho. Descasque e corte a batata aos pedaços pequenos e deite-a no tacho juntamente com metade das ervilhas. Quando levantar fervura, reduza o lume e deixe cozer durante 5 minutos.Triture com a varinha mágica e leve novamente ao lume.
5. Adicione o resto das ervilhas e deixe a sopa fervilhar até estarem tenras.Tempere com sal e pimenta-preta. Pique o cebolinha.
Distribua a sopa pelos pratos ou tigelas, guarneça com os camarões e o cebolinha e sirva.
Nutrientes por dose
• Calorias:280
• Proteínas: 19 g
• Hidratos de carbono: 17 g
• Gorduras:8 g (2 g de gorduras saturadas)
• Fibras:3 g