Sinais de Estar a Ingerir
Demasiado…
- CAFÉ: Beber café é mais fácil do que ter uma boa noite de sono, mas o nervosismo, o coração a bater desenfreado e a insónia são sinais de que está a consumir demasiada cafeína. Além disso, há substâncias no café que podem irritar o estômago, causando azia e dor de barriga.
- QUEIJO: Está carregadinho de gordura saturada – a gordura «má» relacionada com a perda de memória. Um estudo mostrou que as mulheres com mais de 65 anos que ingeriam mais gorduras saturadas tinham pior memória ao longo de quatro anos. A gordura saturada também demora mais a ser digerida, causando um excesso de ácido no estômago, que, muitas vezes, ressalta para o esófago. Monitorize os seus episódios de azia e os consumos de queijo e veja se têm relação.
- AÇÚCAR: Uma alimentação rica em açúcar gera picos de glicose no sangue, seguidos de uma queda abrupta; quando são frequentes, esses picos potenciam a depressão. A hipertensão é também outra pista. Verifique nos rótulos os níveis de açúcar escondidos em alimentos como iogurtes, molhos para saladas e cereais.
- SAL: Sabia que demasiado sal pode deixar o seu cérebro enevoado?Um estudo canadiano descobriu que adultos sedentários com dietas ricas em sódio apresentavam maior risco de declínio cognitivo. Reduza o consumo de sal, preferindo alimentos frescos em vez de processados. Já quanto ao uso intensivo do saleiro, fique a saber que metade de uma colher de chá de sal corresponde a 1200 miligramas, o que equivale a metade da dose máxima recomendada.
Sinais de Estar a Ingerir
Pouco...
- CARNE MAGRA: Esta é para os vegans e vegetarianos de todo o mundo. Tornozelos e pés inchados podem indicar um défice extremo de proteína, o que impede o sódio e a água de se infiltrarem nos tecidos. E a privação de vitamina B12, que se encontra quase exclusivamente em produtos animais, pode deixá-lo exausto e pálido devido à anemia, uma doença em que o sangue não possui suficientes glóbulos vermelhos para transportar o oxigénio através do corpo.
- AZEITE: Se se sente cansado ou constantemente com fome pode precisar de mais gorduras «boas», como as monoinsaturadas presentes no azeite, que o fazem sentir-se saciado durante mais tempo. Não consegue concentrar-se? A gordura monoinsaturada também potencia a produção de acetilcolina, um neurotransmissor que o ajuda a apreender informação e a recordar-se dela. Além disso, as gorduras mantêm o calor e a humidade, pelo que calafrios e pele seca podem ser sinais de que o seu corpo precisa de mais gorduras deste tipo para isolamento.
- SALMÃO: Os ácidos gordos ómega-3 presentes neste peixe são glorificados pelos médicos, já que bastam 100 gramas de salmão para ter 100% da dose diária de vitamina D.
Sinais de que não está a receber vitamina D suficiente? Uma fronte que parece suar mesmo sem nenhum exercício físico ou sem sentir calor, dores nos ossos, músculos e articulações ou uma constipação persistente são todos sinais de que pode precisar de mais quantidade desta substância vital para o sistema imunitário.
- LENTILHAS: Obstipado? Pode não estar a consumir fibras em quantidade suficiente. As fibras regulam os movimentos intestinais e ajudam os alimentos a deslocar-se mais depressa pelo sistema digestivo.
A fibra ajuda-o a sentir-se saciado durante mais tempo, o que é determinante para se manter elegante. Investigadores relacionaram uma dieta pobre em fibras com a diverticulite, uma doença que causa dor e irritação no intestino grosso, o que se traduz em inchaço, diarreia, vómitos e febre. Meia chávena de lentilhas tem quase duas vezes mais fibras que uma maçã.