As multivitaminas não previnem a doença cardiovascular
Investigadores franceses e italianos decidiram confirmar se estes suplementos ajudam a prevenir a principal causa de morte no mundo, a doença cardiovascular. E concluíram que as multivitaminas não têm qualquer efeito significativo no risco de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e AVC. A maioria das pessoas pode receber dos alimentos todas as vitaminas e minerais necessários sem necessidade de comprar suplementos.
Consultar o mesmo médico reduz o risco de mortalidade
Com base em evidências de 22 estudos prévios, uma revisão britânica associou a continuidade dos cuidados médicos (contacto repetido entre um paciente e o mesmo médico) a uma modesta, mas significativa, redução do risco de morrer. Uma forte relação médico-paciente pode resultar em melhor acompanhamento, melhoria da resposta às preocupações do paciente, tratamento personalizado e melhor adesão ao tratamento porque há mais probabilidade de o paciente confiar no médico.
As lentilhas baixam a glicose do sangue
Além de serem ricas em proteínas, fibra e micronutrientes, as lentilhas também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Uma experiência da Universidade de Guelph, no Canadá, comparou os efeitos de ingerir uma porção de comida com amido (arroz ou batatas) e os mesmos alimentos substituindo metade da porção por lentilhas. As lentilhas baixaram a velocidade de libertação dos açúcares da refeição, resultando em níveis de glicose do sangue 20 a 35% inferiores.