Massagens caseiras: dar é receber
Há coisas que é melhor deixar para os profissionais, mas a versão «faça você mesmo» da massagem de relaxamento funciona bem, de acordo com um estudo da Universidade de Northumbria, no Reino Unido. Casais saudáveis mas desgastados fizeram um curso de três semanas para aprenderem técnicas simples de massagem. Os níveis de stress percecionados diminuíram ao usarem as novas capacidades. Mais: tanto o parceiro que recebeu a massagem como o que a fez tiveram um aumento de bem-estar em oito domínios, incluindo energia, dor e humor.
Tempere a carne para bloquear carcinogéneos
Cozinhar carne a altas temperaturas cria compostos carcinogénicos chamados «amino-heterocíclicos» (AH). A boa-nova para os amantes dos churrascos é que certos temperos podem prevenir a formação dos AH. Uma experiência da Universidade do Estado do Kansas mostrou que um grama de pimenta-preta inibe quase completamente os AH em 100 gramas de carne picada ao ligar-se aos radicais livres envolvidos na sua formação. Alecrim, tomilho e orégãos funcionam igualmente bem.
Esteroides orais de curto prazo comportam riscos
Os corticosteroides são poderosos anti-inflamatórios que imitam as hormonas. Raramente são prescritos para longo prazo devido a complicações como coágulos sanguíneos e osteoporose. No entanto, são ainda usados como medida de curto prazo contra problemas como infeções e alergias respiratórias. Um estudo de coorte envolvendo 1,5 milhões de pessoas nos EUA concluiu que, nos primeiros 30 dias depois da prescrição, os comprimidos de corticosteroides mais do que triplicaram o risco de coágulos sanguíneos e multiplicaram por cinco o risco de sepsia. Os investigadores reconhecem que os esteroides orais podem ser muito úteis, mas apelam para que as pessoas não tomem doses superiores ao necessário.