1 - PORQUE É QUE LARGUEI UMA GOTINHA?
TODOS GOSTAMOS DE RIR, mas e se uma boa piada nos faz fazer uma pinguinha de xixi? A incontinência urinária de esforço é bastante comum, diz o Dr. Alan Wein, chefe de Urologia na Faculdade de Medicina de Perelman da Universidade da Pensilvânia. «O resultado é que as pessoas podem largar um pouquinho quando se riem, tossem ou espirram.»
Culpe o envelhecimento do corpo. «Os nervos e estruturas que mantêm tudo no sítio, e que evitam que a uretra se mova excessivamente quando ri, tosse ou espirra, deterioram-se», resume. Lesões no músculo pélvico durante o parto aumentam o risco nas mulheres, enquanto a cirurgia à próstata aumenta o risco nos homens, diz o Dr. Wein.
UMA SOLUÇÃO? Vá mais vezes à casa de banho. Isto deixa menos líquidos para pingar na sua bexiga. Além disso, aprenda a apertar: contraia os músculos pélvicos como se fosse parar a urina a meio. Faça isto durante 10 segundos, 10 contrações, 10 vezes por dia, para fortalecer os músculos do seu esfíncter urinário, e depois aperte quando tosse ou espirra.
Tomar nota por escrito do que co-meu e bebeu, e quando foi à casa de banho ou largou uma «pinguinha», ajudará o seu médico a determinar se tem incontinência de esforço ou de urgência (quando a bexiga contrai na altura errada). O médico pode sugerir uma reparação cirúrgica e pode veri-ficar a existência de infeção ou de cancro da bexiga.
2 - QUANDO É QUE O MEU HÁLITO FICOU HORRÍVEL?
A MAIORIA DO ODOR do mau hálito é gerado na parte de trás da língua, diz Patricia Lenton, diretora da Clínica de Investigação da Saúde Oral na Universidade do Minnesota. A sua língua é como um tapete felpudo, diz, e as bactérias escondem-se entre as protuberâncias. Além disso, à medida que envelhecemos tomamos mais medicamentos. Muitos secam a boca, o que exacerba o mau hálito.
AS SOLUÇÕES INCLUEM limpar a língua com um raspador de aresta macia, diz a Dr.ª Lenton. «Comece o mais atrás que puder.» Um elixir com zinco e cloreto de cetilpiridínio (CPC) é a sua melhor aposta contra as bactérias da boca fétida, segundo indicam os estudos.
Quando a sua boca está com um pH alcalino, são libertados compostos sulfúricos voláteis. Quando come, a sua boca fica mais ácida e isso reduz o mau cheiro, acrescenta a Dr.ª Lenton.
Faça-se observar pelo dentista para excluir cáries e doenças das gengivas, ou até problemas de saúde subjacentes, como a infeção crónica dos seios nasais ou doenças renais.
3 - QUE ESTÁ A ACONTECER ÀS MINHAS UNHAS DOS PÉS?
UNHAS ESTALADAS, QUEBRADIÇAS, descoloridas ou espessas com uma infeção micótica são embaraçosas, especialmente se gostar de sapatos abertos. Os fungos alimentam-se da unha, danificando-a, diz o Dr. David Tran, professor assistente na Faculdade de Podologia da Califórnia da Universidade Samuel Merritt. A idade é o maior fator de risco, de acordo com um artigo publicado na PLOS Pathogens. As pessoas com diabetes e doenças que limitam a circulação também são suscetíveis.
O tratamento precoce com uma solução tópica como Jublia ou Kerydin é o melhor. Uma infeção mais grave pode exigir medicamentos orais que exigem análises ao fígado para despistar efeitos secundários prejudiciais. Outra opção: um estudo mostra que o tratamento laser funciona em 80% dos casos.
CONSULTE UM MÉDICO SE as suas unhas mudaram visivelmente. A descoloração pode ser resultado de cancro da pele, o que é muitas vezes diagnosticado tardiamente quando ocorre debaixo das unhas.
4 - QUEM MUDOU A CASA DE BANHO DE SÍTIO?
SE ALGUMA VEZ PERDEU o controlo dos seus intestinos antes de chegar a uma casa de banho, não entre em parafuso – tem bastante companhia. Um estudo científico recente relata que a incontinência fecal, também conhecida como anorretal, afeta mais de 16% das pessoas com mais de 70 anos.
«À medida que envelhecemos, os nossos ner vos e músculos degeneram», diz o Dr. Satish S.C. Rao, diretor do Centro de Saúde Digestiva na Universidade de Augusta, na Geórgia, Estados Unidos. Os mesmos exercícios de aperto que ajudam com os problemas urinários também podem fortalecer o seu esfíncter anal, dando-lhe mais tempo para chegar onde precisa.
Como alguns alimentos podem causar problemas, peça a um gastroenterologista um teste de hálito para ver se está a metabolizar adequadamente os que incluem frutose, o açúcar das frutas, a lactose, açúcar do leite e o frutano, uma série de moléculas presentes em alimentos como produtos de trigo, cebolas, alhos e alcachofras, recomenta o Dr. Rao.
Em algumas pessoas, o reto – normalmente um «reservatório obediente» – ganha rigidez, tornando-se um tubo intolerável a acumulações. Neste caso, o seu médico pode usar um balão para alargar o seu reto, ou recomendar cirurgia. Consulte também o médico se tiver diarreia crónica, sangue ou pus nas fezes, febre, diarreia à noite, desidratação ou perda inesperada de peso.
5 - DE ONDE VIERAM ESTAS MANCHAS?
A MAIORIA das manchas escuras causadas pelo sol não é perigosa, mas um dermatologista pode ajudá-lo a vigiar padrões que mudam e que sinalizam problemas, diz a Dr.ª Jane Grant-Kels, diretora de Dermopatologia na Universidade do Connecticut.
Cerca de 14% das pessoas de meia- -idade têm manchas castanhas inofensivas, também conhecidas como manchas de envelhecimento, nota um estudo na PLOS One. Aparecem com a idade, em locais expostos aos raios UV, como o rosto, as mãos e os antebraços. Use um creme de aclaramento da pele. Um dermatologista poderá removê-las com nitrogénio líquido ou laser. As que ratoses seborreicas – protuberâncias semelhantes a verrugas, que vão do castanho ao amarelo – são inofensivas. A Dr.ª Grant-Kels encoraja a maioria dos pacientes a deixar as manchas em paz, mas um dermatologista pode congelá-las.
Altos vermelhos, chamados angioma cereja – aglomerações de vasos sanguíneos dilatados –, são benignos, mas um médico pode retirá-los com um laser ou um bisturi.
Se alguma mancha da pele o preocupa, consulte o seu dermatologista. O cancro da pele é o cancro mais comum nos Estados Unidos, de acordo com o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças. Sintomas de células cancerosas basais e escamosas incluem uma neoplasia anormal que não sara. Os sinais de melanoma incluem uma mancha nova, ou uma mancha que muda de tamanho, forma ou cor.
6 - É IMPRESSÃO MINHA OU O MEU NARIZ ESTÁ MAIOR?
APESAR DE OS OSSOS das nossas caras pararem de crescer por volta dos 15 anos, as cartilagens dos nossos narizes e orelhas continuam a esticar-se, diz o Dr. Steve Daveluy, professor assistente de dermatologia na Universidade Estadual de Wayne, no Michigan. Pela meia-idade, os ossos e gordura das nossas maçãs do rosto afundam-se, tornando os narizes mais salientes. «Talvez tenhaficado apenas menos de um milímetro maior – mas como as bochechas recuam, as coisas somam-se», diz o Dr. Daveluy. Além disso, a gravidade puxa os lóbulos das orelhas, especialmente se passou anos a usar brincos pesados.
Aplicar creme solar diariamente no nariz e nas orelhas ajudará a travar os danos relacionados com a idade que fazem a pele flácida, diz o Dr. Daveluy. Mas a cirurgia plástica é a única forma de encolher o nosso nariz ou orelhas. Se o seu nariz está a ficar espesso e vermelho, poderá ter rinofima, uma doença decorrente da rosácea não tratada. Consulte o seu médico; cirurgia ou tratamentos a laser podem ajudar.
7 - PORQUE TENHO TANTOS GASES?
QUANDO AS BACTÉRIAS no seu ventre fermentam alimentos no cólon, são libertados gases como o hidrogénio e o dióxido de carbono, levando até pessoas saudáveis a soltarem gases até 20 vezes por dia. À medida que envelhecem, algumas pessoas soltam-nos com mais frequência e com mais odor. Consuma probióticos. Quando tomadas regularmente, estas bactérias boas podem ajudar a acalmar os gases, o inchaço e outros sintomas associados à síndrome do intestino irritável, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology.
Algumas pessoas sofrem com gás, inchaço e arrotos porque engolem demasiado ar quando bebem bebidas carbonatadas ou fumam cigarros. «É engraçada a quantidade de vezes que isto se manifesta», diz o Dr. William Chey, diretor do programa de Bem-Estar Gastrointestinal por Nutrição e Comportamento da Universidade do Michigan. «As pessoas vêm por causa do inchaço e dos arrotos e bebem oito Colas Diet por dia.» Evite igualmente consumir muitos rebuçados e gomas sem açúcar que contenham álcoois açucarados como o sorbitol, o manitol e o xilitol. O seu corpo não os consegue absorver, e isso pode causar inchaço e gases.
8 - COMO DISSE?
MUITAS PESSOAS sofrem de alguma perda de audição num ou nos dois ouvidos: cerca de um terço das pessoas entre os 50 e os 59 anos, cerca de metade dos que têm entre 60 e 69, e três quartos das pessoas com mais de 70 anos. Embora todos aqueles concertos de rock não tenham ajudado, há outros contributos, incluindo o envelhecimento, a genética, fumar, uma má dieta e diabetes, diz Craig Newman, chefe da secção de Audiologia da Cleveland Clinic. Tudo isto destrói as células capilares no ouvido interno que enviam sinais auditivos ao cérebro.
Quando as células capilares ficam danificadas, estão mesmo mortas. E quanto mais esperar, mais difícil é de tratar. Felizmente, o cérebro pode «reaprender» a capacidade de ouvir. «Isso significa que tem de “ensinar” o seu cérebro a ouvir de novo, usando auxiliares auditivos regularmente», diz Newman. Mas se perder subitamente a maior parte da audição, ou toda, «vá ao médico logo, num espaço de horas», avisa Newman. Dependendo da causa – vírus, reação a medicação, ou em casos raros, tumores benignos chamados neuromas acústicos –, a medicação antiviral ou esteroides podem ajudar. Tonturas súbitas e perda de audição com zumbido devem também levá-lo a uma consulta médica.