O que são?
Não costumamos pensar nas leguminosas como sementes, mas é o que efectivamente são, pois crescem no interior de vagens. Depois de apanhadas e lavadas, as leguminosas costumam ser polidas para poderem ser vendidas por melhor preço. Como são as sementes, ou embriões, das plantas, estão carregadas de nutrientes, incluindo folato e ferro. São também ricas em proteínas: 1 chávena de lentilhas cozidas fornece quase 18 g, tanto quanto um bom bife.
Poderes curativos
As leguminosas são boas para o coração, graças, em grande parte, às fibras solúveis, que captam o colesterol para que o organismo o possa eliminar antes que este adira às paredes das artérias. Alguns estudos revelaram que uma alimentação rica em fibras solúveis pode reduzir 10 a 15% o nível de colesterol. Estas mesmas fibras solúveis, em combinação com as proteínas, tornam as leguminosas saudáveis para diabéticos. O magnésio ajuda a relaxar as artérias, dando mais espaço ao sangue para fluir e baixando a tensão arterial. Finalmente, num estudo recente as leguminosas foram consideradas um dos alimentos mais ricos em antioxidantes.
Curisiodade
Para evitar a flatulência, deve-se mudar a água de demolhar as leguminosas várias vezes. Nunca as cozinhar nessa água. Ou optar pelas versões enlatadas, que contêm menos substâncias causadoras de flatulência, mas devem-se lavar sempre previamente.