O que são?
As sementes ou embriões das plantas. Os frutos secos são os embriões de diversas árvores – os amendoins, que não crescem em árvores, são tecnicamente leguminosas, e não frutos secos – e, por essa razão, contêm todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento de uma nova planta.
Poderes curativos
Embora os frutos secos sejam ricos em calorias, a maioria delas é proveniente de saudáveis gorduras monoinsaturadas ou poliinsaturadas, responsáveis pela sua capacidade de reduzirem o colesterol e o risco de doença cardíaca (em até 39%) quando ingeridas em substituição das gorduras animais. As nozes são ricas em ácidos gordos ómega–3, razão por que são consideradas «amigas do coração». Alguns frutos secos, incluindo os amendoins, nozes e amêndoas, também contêm esteróis vegetais, que reduzem o colesterol. Os frutos secos são de digestão lenta. Alguns estudos demonstraram que até ajudam a perder peso. Os seus benefícios nutricionais variam conforme o tipo. Uma castanha-do-brasil fornece a dose diária de selénio, as nozes-pecãs são ricas em antioxidantes e cerca de 30 g de amêndoas fornecem quase metade da dose diária recomendada de vitamina E. Porém, não exagere: 1 chávena de nozes tem mais calorias que um Big Mac.
Curiosidade
Coma os amendoins torrados, não crus nem cozidos. Desta forma, aumenta o aporte de ácido p-cumárico, que parece reduzir o risco de cancro do estômago em 22%.