O que são?
Uma das melhores fontes de folato, vitamina do complexo B que combate o cancro, e de luteína, carotenóide que ajuda a prevenir a degenerescência macular, a principal causa de cegueira em adultos. O mito de o espinafre ser rico em ferro, imortalizado pela força que conferia ao Popeye, tem
a sua origem numa publicação de 1870 em que um investigador se enganou num ponto decimal e atribuiu a este superlegume um teor de ferro 10 vezes superior ao verdadeiro. Na realidade, ½ chávena de espinafres crus contém menos de 1 mg de ferro. O cálcio deste legume também não é de fácil absorção pelo organismo devido às altas concentrações de ácido oxálico.
Poderes curativos
Além de proteger a visão da degenerescência macular relacionada com a idade, graças aos carotenóides, os espinafres têm um elevado teor de vitamina K, que ajuda a manter a densidade óssea e a prevenir fracturas. Este legume verdíssimo é também rico em potássio e magnésio e ainda em folato, nutrientes que ajudam a manter a tensão arterial baixa, reduzindo o risco de AVC. O folato parece ainda diminuir o risco de cancro do pulmão em ex-fumadores.
Curiosidade
Para reforçar a absorção do cálcio dos espinafres, acompanhe-os com alimentos ricos em vitamina C,
como pimentos ou laranjas.