COLHEITA DE ESPARGUETE NA SUÍÇA
No dia 1 de abril de 1957, o programa de atualidade da BBC Panorama anunciou que, graças a um inverno ameno e à erradicação do nefasto gorgulho do esparguete, os agricultores suíços estavam a beneficiar de uma megacolheita de esparguete. O programa, narrado pelo reputado apresentador Richard Dimbleby, acompanhava uma família do Ticino, na Suíça, durante a sua colheita anual de esparguete. A reportagem mostrava mulheres arrancando cuidadosamente fios de esparguete de uma árvore e pondo-os ao sol, a secar.
Dimbleby aludia ainda ao facto de o final de março ser, todos os anos, um momento de muita ansiedade para os agricultores de esparguete em toda a Europa, pois a geada pode arruinar-lhe o sabor. A reportagem fornecia também explicação para a forma como cada filamento de esparguete atinge sempre o mesmo comprimento – o que se fica a dever a anos de trabalho intenso de gerações de produtores.
Um grande número de espectadores da BBC caiu na patranha. Muitos telefonaram para os estúdios a perguntar como poderiam eles próprios cultivar a sua árvore de esparguete. A BBC, diplomaticamente, respondeu: «Ponha um molhinho de esparguete numa lata de molho de tomate e faça figas.»
O próprio diretor-geral da BBC admitiu, mais tarde, que após assistir ao programa, consultou uma enciclopédia para descobrir se essa era mesmo uma forma possível de obter esparguete.
CORO USA HÉLIO
1 de abril de 2014: o King’s College Choir (um famoso coro britânico infantil e juvenil) divulgou um vídeo no qual se anunciava que os complexos regulamentos aos quais o coro estava vinculado passavam a inviabilizar a participação de meninos coralistas. Assim, ter-se-ia de, forçosamente, encontrar outras formas de se obter as vozes agudas características dos pré-adolescentes.
«Após um longo período de pesquisa, percebemos que a solução cirúrgica era surpreendentemente impopular entre os coralistas, mas alguém no departamento de Química sugeriu uma solução simples – e agora só necessitamos de um grande tanque de hélio», afirmava o reverendo Richard Lloyd Morgan, capelão do King’s College. O vídeo, demonstrando o uso de hélio durante uma atuação, gerou mais de um milhão de visualizações no YouTube.
URSOS-PANDA NOS PIRENÉUS FRANCESES
Se está a fazer planos para visitar os Pirenéus franceses nas próximas férias, é bem capaz de encontrar alguns amorosos ursos-panda. A 1 de abril de 2013, o canal televisivo France 3 revelou que o governo francês planeava a libertação de pandas-gigantes nos Pirenéus como parte do programa de reintrodução contínua de ursos na região. Embora as negociações com o governo chinês ainda estivessem em curso, esperava-se que o primeiro par de ursos-panda pudesse ser libertado na primavera de 2014.
O canal de televisão tranquilizava os telespectadores, afirmando ser altamente improvável que os ursos-panda atacassem animais de criação, pois a sua alimentação era essencialmente o bambu. Como esta planta não cresce nos Pirenéus, tencionava-se usar um helicóptero para transportar semanalmente várias toneladas de bambu do Parc Lapenne, no sudoeste de França, até aos ursos-panda. De acordo com a estação France 3, os naturalistas também ficaram agradados com o facto de o pelo dos ursos-panda ter duas cores. A cor preta seria mais facilmente detetada na neve, enquanto a pelagem branca ajudaria a refletir a luz dos faróis dos carros.
LIMPA-MONTANHAS SUÍÇOS Alguma vez se interrogou sobre o motivo pelo qual as montanhas suíças são tão limpas? A 1 de abril de 2009, o Conselho Suíço de Turismo lançou um vídeo esclarecedor: tal deve-se ao árduo labor da Associação Suíça de Limpa-Montanhas. Com recurso a vassouras, escovas, água e muita força de braços, os membros desta associação limpam diariamente as rochas de quaisquer inestéticos excrementos de aves. Esta limpeza cuidadosa também impede que os excrementos corroam as rochas, evitando cavidades que levariam à erosão completa e ao consequente desaparecimento das montanhas. Milhões de pessoas assistiram ao vídeo e cerca de 30 mil fizeram o teste online para determinar se tinham o perfil necessário para se tornarem limpa-montanhas.
TV A CORES INSTANTÂNEA A 1 de abril de 1962, Kjell Stensson, especialista técnico da Sveriges Television (a televisão sueca), informou o público de que, graças a uma nova tecnologia, os telespectadores poderiam converter os seus aparelhos em televisores a cores. No início dos anos 60, havia apenas um canal de televisão na Suécia, e transmitia a preto e branco – facto que tornou esta novidade uma notícia sensacional. Stensson explicou que os espectadores apenas teriam de cobrir o ecrã com uma meia de nylon, já que a malha faria os feixes de luz assumirem uma determinada curvatura, que criaria a ilusão de a imagem ser a cores. Kjell demonstrou o processo e milhares de espectadores suecos experimentaram também, tentando repetidamente pôr-se «no ângulo exato» para receber a cor de forma adequada.
PORTE PAGO PARA E-MAILS 57 estações de rádio em toda a Alemanha informaram, a 1 de abril de 2010, que o Ministério Federal dos Correios e das Telecomunicações tinha decidido introduzir um porte pago para e-mails. Já que sempre tinha existido uma taxa pelo envio de SMS, também seria introduzida, a partir de junho desse ano, a taxa de um cêntimo por cada e-mail enviado.
De acordo com o Ministério das Finanças, a receita gerada serviria para cobrir o buraco orçamental resultante da redução drástica das receitas provenientes da venda de selos para correspondência postal. Além disso, esta medida contribuiria para a redução do spam – a correspondência eletrónica não desejada.
Vários políticos e porta-vozes de provedores locais de serviços de Internet contestaram a introdução da nova taxa. Os ouvintes foram convidados a aceder às páginas www.e-mail-porto.de ou www.email-porto.de para obtenção de informação pormenorizada e da tabela de preços. A quem efetuasse o registo no próprio dia, foi prometida uma redução de 50%, aplicável às mensagens de correio eletrónico até finais de 2010.
As estações de rádio foram inundadas com as reações públicas. A alguns ouvintes, a medida cheirava a esturro, dado que o Ministério Federal dos Correios e das Telecomunicações tinha sido extinto em 1998.
CENOURAS QUE ASSOBIAM
A 1 de abril de 2002, o jornal britânico The Sun publica um anúncio publicitário da grande rede de supermercados Tesco, que anunciava o êxito na criação de uma cenoura geneticamente modificada, capaz de assobiar.
De acordo com a Tesco, as cenouras foram especialmente criadas para crescer com buracos de ar dos lados. Uma vez o vegetal completamente cozinhado, estes furos de ar emitiriam um sinal de «97 decibéis», que avisava que era essa a altura ideal para as cenouras serem retiradas do forno. Ora, 97 decibéis é o equivalente ao nível de ruído de um martelo pneumático. Opositores a este novo alimento manifestaram a sua preocupação, referindo «um cenário de pesadelo para gerações vindouras, que se tornariam surdas como portas, apesar de com visão melhorada».
VINHO GRATUITO PARA TODOS
Em 1987, o jornal norueguês Bergens Tidende noticiou que o monopólio estatal das bebidas alcoólicas tinha na sua posse mais de 10 mil litros de vinho confiscado a contrabandistas. Como seria um pecado desperdiçar vinho de tão boa qualidade, os habitantes da cidade de Bergen foram convidados a comparecer no principal mercado de descontos da cidade para receber o seu quinhão de vinho.
Ao romper da aurora, a equipa do mercado foi confrontada com a presença de centenas de pessoas que queriam receber o seu vinho e se faziam acompanhar dos mais diversos recipientes: garrafas, baldes, bacias ou potes. Depressa a multidão se apercebeu de que tinha caído numa esparrela.
NOTAS DINAMARQUESAS FALSIFICADAS
No início da década de 1980, o Banco Nacional da Dinamarca tinha emitido uma nota com o valor de 20 coroas, com a imagem de dois pardais. Curiosamente, uma das aves parecia ter uma só pata.
Este foi o pano de fundo para o anúncio do dia 1 de abril de 1980 do jornal Roskilde Tidende: todas as notas com aves de uma só pata eram falsas. A boa nova era que podiam ser trocadas na estação de correios por notas genuínas, em que ambos os pardais tinham duas patas.
O jornal apresentava uma fotografia de uma nota supostamente legítima, mas, na verdade, modificada pelo cartoonista do jornal, Jan Robert Thoresen, que tinha desenhado uma perna extra. As filas de pessoas que queriam trocar o dinheiro «falso» nas estações de correio tornaram-se de tal forma longas, que os funcionários tiveram de afixar avisos nas portas a referir que ali não se trocava notas.
Thoresen, o cartoonista, foi posteriormente interrogado pela polícia, sem que tivesse sido formalizada qualquer acusação contra ele.
PARA-BRISAS DE PRESCRIÇÃO
Excelente notícia para os holandeses que usam óculos: a filial holandesa de uma empresa de óculos e serviços óticos anunciou um novo produto no dia 1 de abril de 2013, os chamados para-brisas graduados.
Segundo a empresa, o produto tinha sido criado em colaboração com a Faculdade de Desenvolvimento de Produtos, da Universidade de Londres. Não importa qual a graduação requerida pelo condutor – o para-brisas inovador podia ser adaptado a todas as necessidades.
Havia até mesmo uma oferta especial por tempo limitado: os clientes que comprassem os para-brisas graduados dentro de um determinado intervalo de tempo só teriam de pagar 299 euros e receberiam gratuitamente um para-brisas graduado para o vidro traseiro.
ACABA-SE O VINHO NA AGÊNCIA ESPACIAL RUSSA
Em abril de 2015, a Purcari Winery, uma empresa vinícola moldava, pregou uma partida ao site do canal noticioso Bloomberg. A empresa anunciava que, após uma colaboração de 55 anos, deixaria de enviar vinhos de colheitas selecionadas para a agência espacial russa, e que, em vez disso, passaria a encaminhá-los para a agência espacial norte-americana NASA. Purcari afirmava que os seus vinhos ostentavam o selo de qualidade POGZ («Produtos Otimizados para Gravidade Zero»), o que significava que eram produzidos e embalados de acordo com uma tecnologia cosmodinâmica especial, capaz de resistir a uma atmosfera de gravidade zero. Também eram uma garantida fonte de glóbulos vermelhos para os participantes em programas espaciais.
«A nossa colaboração com a NASA é mais que uma honra», afirmava Sorin Balanel, diretor de marketing da Purcari. «A parceria confirma a qualidade indesmentível dos nossos vinhos.» A notícia incluía uma hiperligação para o site da Bloomberg. Quando alguém tentava aceder ao site, podia ler a mensagem: «Parabéns! Foi enganado pela vinícola Purcari, no Dia das Mentiras!»
TORRE EIFFEL DE PARIS MUDA DE LOCAL
Que choque para os cidadãos franceses quando, a 1 de abril de 1986, o jornal Le Parisien revelou um acordo para o desmantelamento da Torre Eiffel. Este famoso monumento seria supostamente reconstruído no novo parque temático Euro Disney, localizado a leste da capital francesa. E no local anteriormente ocupado pela Torre seria edificado um estádio com capacidade de 35 mil lugares, a tempo dos Jogos Olímpicos de 1992.