Se toma alguma medicação, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico. Segue-se uma lista de alguns medicamentos que deve ter em atenção.
ANTIBIÓTICOS (CIPROFLOXACINA, NORFLOXACINA e outros)
OBJETIVO Destruir bactérias patogénicas.
ASPECTOS A RETER
As fluorquinolonas, um tipo de antibióticos em geral prescrito para bronquites e infecções urinárias ou intestinais, pode aumentar o risco de tendinites ou rutura de ligamentos. Se está a tomar este antibiótico, informe-se sobre a hipótese de o substituir por outro.
ANTI-HISTAMÍNICOS (DIFENIDRAMINA, CIPRO-HEPTADINA e outros)
OBJETIVO Diminuir sintomas de alergia.
ASPECTOS A RETER
Os anti-histamínicos mais antigos, como a dexiclorfeniramina e a cipro-heptadina, reduzem a capacidade de sudação, criam vulnerabilidadeao sobreaquecimento durante o treino e provocam sonolência e diminuição de reflexos. Espere pelo menos 12 horas antes de praticar exercícios que exijam coordenação física ou mental ou reação rápida.
DIURÉTICOS (FUROSEMIDA, METOLAZONA e outros)
OBJETIVO Controlar a hipertensão.
ASPECTOS A RETER
Estes medicamentos obrigam o organismo a eliminar maior volume de fluidos e aumentam o risco de desidratação durante o exercício. A combinação de diuréticos e exercício físico pode ser especialmente perigosa para idosos com doença cardíaca.
IBUPROFENO (genérico; vendido sob diferentes nomes)
OBJETIVO Reduzir a dor e a inflamação.
ASPECTOS A RETER
Ao reduzir o afluxo de sangue aos rins, este analgésico acelera a desidratação. O paracetamol não tem este efeito; a aspirina e o naproxeno têm, mas em menor grau.
BLOQUEADORES DE ABSORÇÃO DE GORDURA (ORLISTATE)
OBJETIVO Ajudar a perder peso, bloqueando até 30% a absorção da gordura alimentar.
ASPECTOS A RETER
Os doentes que ingerem alimentos gordos e estão a tomar estes medicamentos podem sentir efeitos secundários desagradáveis, como flatulência e diarreia, que têm maior tendência para se manifestar durante o exercício.
_________________________________________
Excerto retirado de "REFORCE AS SUAS DEFESAS"