SUCEDE AOS BEBÉS, aos atletas, ou a qualquer de nós se estivermos desatentos. Uma queda, para muitas pessoas mais velhas, pode originar graves problemas de saúde – ou ser um sinal de que alguma coisa mais se passa.
Até 35% das pessoas com mais de 65 anos, e 42% das com mais de 70, caem todos os anos. As quedas causam frequentemente fraturas de anca ou de pulso, ou até danos cerebrais, se a queda for grave. Mas para muitas pessoas mais velhas, uma queda, especialmente se exigir internamento hospitalar, pode causar uma catadupa de problemas, desde a lesão em si à fraqueza que decorre do processo de recuperação.
À medida que a população envelhece, uma forma de evitar o declínio físico que pode causar algumas quedas é ajudar as pessoas a manterem-se ativas em idades avançadas. O exercício – com foco na força e no equilíbrio, ou o treino da «forma funcional» que simula atividades do dia a dia – ajuda as pessoas a manterem-se fortes durante mais tempo.
Mas não são apenas os mais fracos que se devem preocupar. As pessoas que sentem tonturas com certas medicações, ou quando se levantam, por causa da tensão baixa, podem cair mais facilmente. Um estudo recente mostrou que homens mais velhos que vivem acontecimentos causadores de stress, como a doença ou morte de um parceiro, de um familiar próximo ou de um amigo, ou mesmo de um animal de estimação, têm mais probabilidades de cair. E a artrite também tende a constituir-se como um fator de risco.
O que fazer para evitar situações de risco?
1. Remova os perigos em casa, como tapetes soltos, soleiras de portas ou obstáculos no chão ou escadas.
2. A pessoa precisa de usar óculos, mas não usa? Pôr os óculos pode em alguns casos revelar-se uma solução simples, apesar de para algumas pessoas o uso de óculos multifocais poder dificultar a avaliação da distância, especialmente em escadas.
3. Procure uma atividade física com iniciação fácil. O tai chi é especialmente eficaz.
4. Com a ajuda de um médico, analise a sua medicação, a fim de descobrir medicamentos que possam causar tonturas e que, por sua vez, deem origem a quedas.