indissociável de memórias. Por isto mesmo, exigem cuidados especiais para manterem todo o seu esplendor.
OS SEUS OBJETOS PRECIOSOS: Saiba mantê-los em bom estado
Quer use joias de ouro ou de fantasia, a regra é a mesma: deve tratá-las com todos os cuidados para as usar o mais tempo possível.
✸ Guarde as suas pérolas, que são especialmente frágeis, num estojo para joias de veludo ou de um tecido muito macio.
✸ O ouro também é frágil. Quando muito puro, trata-se de um metal precioso de pouca dureza e maleável. Guarde as suas peças de ouro de modo a evitar que sofram choques. O contraste indica a pureza da peça em quilates: se, por exemplo, ler 750, isto significa que o metal é constituído por 75% de ouro, ou seja, 18 quilates.
✸ Guarde as suas joias de fantasia e de materiais não preciosos – vidro, strass, madeira, couro... – em saquinhos de tecido, num estojo ou num expositor. Os metais, sobretudo a prata, oxidam e escurecem com o ar húmido. Evite deixá-los ao ar livre numa casa de banho, expostos ao vapor e à humidade.
✸ Se não usar as suas peças de prata, estas oxidam e ficam escuras. Guarde os seus anéis, brincos e colares em papel de alumínio ou num pano para materiais de prata. Também pode colocar um pedaço de giz entre os seus objetos de prata de modo a impedir o processo de oxidação.
‹‹ Para manter as suas pérolas brilhantes deve usá-las com frequência; é através do contacto com a pele que embelezam. ››
EFICAZ! Guarde o estojo de uma joia preciosa comprada numa joalheria, pois assim esta ficará protegida na sua embalagem original, o que contribuirá também para aumentar o valor da mesma em caso de revenda ou de herança.
GANHAR TEMPO! Passe os seus fios e correntes finas por palhinhas e prenda-os pelos respetivos fechos: nunca mais irão emaranhar-se no seu estojo de joias .
FÁCIL! Se não conseguir tirar um anel de um dos seus dedos, borrife-o com um pouco de limpa-vidros: o anel sairá num instante.
LIMPAR AS SUAS JOIAS: Métodos simples, fáceis e eficazes
Apesar de todos os cuidados com que possa tratá-las, as suas joias envelhecem e perdem o brilho original. Saiba como as manter sempre bonitas.
✸ Limpe as suas joias de fantasia apenas com um simples pano húmido, pois com os produtos de limpeza a tendência é para oxidarem mais depressa. No caso de sujidade mais resistente, polvilhe a joia com fermento e esfregue-a com uma escova de dentes macia. Depois lave-a em água quente e seque-a cuidadosamente com um pano.
✸ Coloque as suas joias de ouro numa peneira de rede fina – sempre uma a uma para evitar que se risquem ao tocarem umas nas outras. Deite-lhes um pouco de detergente para a louça e deixe escorrer água quente pela peneira. Seque as joias cuidadosamente para lhes puxar o lustro. Também pode limpar o ouro maciço – mas não as peças apenas banhadas a ouro – com fermento. Esfregue a joia com um pedaço de algodão e lave-a. Se o ouro escureceu, molhe-o com sumo de cebola. Deixe atuar três horas, lave bem e seque para puxar o brilho.
✸ Coloque a(s) peça(s) de prata oxidada numa taça, sem tocarem umas nas outras. Junte duas colheres de café de bicarbonato de sódio e cubra com água muito quente para acelerar a reação química. Ao fim de algumas horas, a prata estará impecável – trata-se de um processo eletroquímico chamado oxidação-redução. Atenção! Se a joia tem partes propositadamente escurecidas que lhe conferem mais beleza, não use este método, pois corre o risco de eliminar toda a patine.
✸ Também pode colocar as suas joias de prata num tacho, cobri-las com água e detergente para a louça. Deixe ferver durante dois ou três minutos, enxague com água quente e seque-as para lhes puxar o brilho. Este método não tem riscos para as joias de prata maciça e sem pedras encastradas.
✸ A pasta de dentes é um renovador excelente de joias de prata. Aplique-a esfregando com uma escova de dentes macia, lave e puxe o brilho.
✸ As joias com pedras preciosas exigem um cuidado muito especial. Use um pincel fino para retirar a sujidade. Para as pedras preciosas duras – diamantes, rubis, safiras –, utilize uma solução de um litro de água e duas colheres de sopa de amoníaco ou de álcool puro. Os restos de sabonete, de gordura ou de cosméticos que se acumulam, sobretudo junto ao engaste ou bisel, eliminam-se com uma escova de dentes macia. Depois lave com água e seque com um pano de microfibra.
✸ As opalas são frágeis e só devem ser limpas com um pano macio. Deixe repousar as pedras manchadas durante uma noite em cloreto de magnésio e esfregue-as com uma escova macia.
FÁCIL! Para uma manutenção diária das suas joias, mas também dos seus óculos, relógios ou próteses dentárias, compre uma máquina de limpeza por ultrassons. Encontram-se na Internet a partir de 30 euros.
EFICAZ! Mande limpar as suas joias mais preciosas a um joalheiro. Este confirmará se as pedras continuam bem encastradas na garra. Para reparar riscos em peças de ouro, prata ou prata vermeil, recorra aos serviços de um ourives.
_____________________________________________
Artigo retirado do livro "IDEIAS GENIAIS PARA A CASA"