O que são?
A comida preferida do Bugs Bunny e um dos legumes mais ricos em carotenóides (de carrot: cenoura em inglês). Contudo, na realidade, os coelhinhos gostam mais de comer a rama do que a raiz cor-de-laranja, pelo que não beneficiam das propriedades curativas do betacaroteno. Uma cenoura grande fornece quase toda a vitamina A de que necessitamos diariamente; se for cozida, ainda mais. Embora estejamos mais habituados a ver cenouras cor-de-laranja, há-as de todas as cores, incluindo roxas.
Poderes curativos
As cenouras não previnem nem corrigem miopia, mas ajudam a prevenir tanto a cegueira nocturna, causada pela carência em vitamina A, como as cataratas. Este superlegume reduz o colesterol, graças às fibras solúveis que contém. Num estudo do Departamento de Agricultura dos EUA, verificou-se que o nível de colesterol dos participantes que comeram uma chávena de cenouras por dia sofreu uma redução de 11% ao fim de três semanas. Os carotenóides, como o betacaroteno, também protegem do cancro, sobretudo do cancro do pulmão.
Curiosidade
As cenouras cozinhadas contêm mais betacaroteno, uma vez que o calor destrói as membranas das células que encerram este nutriente. Para que o organismo absorva melhor o betacaroteno, as cenouras devem ser consumidas com um pouco de gordura. Salteie-as, por exemplo, em azeite.