O que são?
Os brócolos são membros da família das couves e, por conseguinte, possuem propriedades anticancerígenas. Embora 90% dos brócolos sejam água, têm muitos nutrientes. Um talo tem tanta fibra quanto uma taça de cereais de pequeno-almoço e a mesma vitamina C que duas laranjas. Não se esqueça de que as folhas são comestíveis.
Poderes curativos
Os brócolos são o nosso principal aliado alimentar contra o cancro, graças aos compostos de enxofre que contêm, como o sulforafano, cujo cheiro podemos sentir quando os brócolos cozem. Estes compostos estimulam os nossos genes a acelerarem a produção dos enzimas que eliminam os compostos que podem causar cancro. O consumo regular de brócolos pode diminuir para metade o risco de cancro da mama, pulmão, estômago ou cólon. O sulforafano elimina ainda as bactérias que causam úlceras. Este superlegume é ainda uma surpreendente fonte de cálcio e de potássio, pelo que faz muito bem aos ossos e à tensão arterial. A vitamina C e o betacaroteno que contém protegem a visão das cataratas e as células do cérebro dos ataques dos radicais livres, que prejudicam a memória.
Curiosidade
Se cozer os bróculos em muita água, perdem muitos nutrientes. Deve pois cozê-los principalmente no vapor durante 3 a 4 minutos, ou até ficarem macios, mas firmes, para libertar mais sulforafano. Coma os raminhos, onde se acumula mais betacaroteno, mas, se gostar, também pode comer os talos, igualmente nutritivos.