O que é?
Uma planta do Novo Mundo introduzida na Europa por Cristóvão Colombo e outros descobridores. Não tem qualquer parentesco com a batata nem com o inhame (tubérculo originário do continente africano e pobre em vitaminas). O seu sabor deriva de um enzima que converte os amidos em açúcares. Tal como outros legumes de polpa amarela ou alaranjada, é uma excelente fonte de betacaroteno, um precursor da vitamina A. Uma única batata-doce fornece mais de 100% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina A e mais de um terço da DDR de vitamina C.
Poderes curativos
A batata-doce é uma óptima fonte de pectina, uma fibra solúvel que absorve o colesterol, e de fibras insolúveis (sobretudo na casca) que ajudam a prevenir a obstipação e as hemorróidas e podem reduzir o risco de cancro do estômago e do cólon. Os seus elevados níveis de betacaroteno previnem as doenças cardiovasculares e muitos tipos de cancro, ajudam a manter a pele saudável e reforçam o sistema imunitário.
Curiosidade
Coma a batata-doce com a casca, onde se encontra a maioria das fibras. No entanto, como a casca é muito fina, deve ser manuseada com cuidado.