Sendo o maior órgão do corpo humano e um dos mais fáceis de observar, a sua pele dá-lhe pistas interessantes acerca do seu estado de saúde. Imagine que começa a sentir comichão generalizada: a lista de causas pode ir desde o ar seco até à falência renal. É sempre boa ideia consultar um médico de clínica geral ou um dermatologista. Não tire conclusões precipitadas. Existem, no entanto, algumas alterações na pele que podem indiciar algo mais sério. A maior parte das pessoas sabe que deve ter atenção a alguns sinais de cancro da pele, como feridas que não cicatrizam e sinais que deitam líquido, sangram ou mudam de forma, cor ou tamanho. Eis outros sinais que podem indiciar problemas que não são apenas de pele.
Dermatite Herpetiforme
Esta condição crónica da pele é uma manifestação de doença celíaca. Pode tê-la se sentir, de forma continuada, comichão e inchaço nos cotovelos, antebraços, joelhos ou nádegas.
Curiosamente, as pessoas que sofrem de Dermatite Herpetiforme (DH) são muitas vezes poupadas aos sintomas de estômago que são a «marca» da doença celíaca. «Quando existem são mais leves e incluem diarreia, dor abdominal e cãibras», explica o Dr. Antonio Gasbarrini, da United European Gastroenterology. No entanto, pode ainda ter danos intestinais, bem como um risco aumentado de linfoma e outros tipos de cancro no sangue. «O que parece reduzir o risco é a adesão a uma dieta estritamente isenta de glúten», resume o Dr. Gasbarrini, o que significa que nunca deve deixar a dermatite por confirmar e controlar clinicamente. É importante que um médico faça uma biopsia à pele para verificar a existência de anticorpos reveladores.
Acanthosis Palmaris
Quando as palmas das mãos se tornam mais grossas e aveludadas e as linhas e relevo mais pronunciados, é provável que tenha aquilo a que se chama Acanthosis Palmaris, ou palmas de tripa (devido à semelhança entre as mãos do paciente e a tripa cozida).
Esta condição é rara mas, quando surge, em mais de 90% dos casos está associada ao cancro (em geral do pulmão ou do estômago). Não se sabe como é que um tumor localizado noutra parte do corpo pode afetar os tecidos da mão desta maneira, mas o facto é que os sintomas podem surgir antes de quaisquer outros, o que é uma espécie de aviso prévio.
Icterícia
A pele e os olhos amarelecidos são vulgares nos recém-nascidos e normalmente significam que o fígado ainda não aprendeu a fazer o seu trabalho com eficácia. Mas nos adultos as causas mais comuns de icterícia incluem doença hepática (como hepatite ou cirrose), cálculo biliar ou um tumor que esteja a bloquear o ducto biliar ou lesão hepática induzida por medicamentos ou suplementos. Consulte o seu médico logo que possa.
Acanthosis Nigricans
Este termo refere-se a manchas espessas e aveludadas que são mais escuras do que o tom normal da pele e muitas vezes aparecem em locais onde esta se enruga, como o pescoço e as axilas. Podem ser um sinal benigno ou dever-se a algo que esteja a tomar, como doses elevadas de niacina, mas são mais frequentemente associadas a um sinal de resistência à insulina. Pode estar em risco contrair diabetes.
A Acanthosis Nigricans é uma das formas mais comuns de a diabetes e a pré-diabetes se manifestarem na pele, mas há outras: incluem manchas acastanhadas nas canelas, nódoas amareladas, do tamanho de uma ervilha, por todo o corpo ou pele grossa, cerosa e espessa nos dedos das mãos e dos pés.