VERDADEIRO
Ao contrário do que se possa pensar, não foi a Inglaterra, a França ou a Alemanha, mas sim a Polónia que se revelou como a verdadeira herdeira do Século das Luzes e da Revolução Francesa.
O feriado nacional polaco comemora-se a 3 de maio, no mesmo dia em que, em 1791, foi aprovada na Polónia uma das constituições maisprogressistas alguma vez existentes na Europa até então. A Constituição foi proclamada pelo rei e a Polónia continuou a ser uma monarquia.
No entanto, incluía artigos que deixaram os cabelos em pé das cabeças coroadas da Europa e foi alvo de críticas violentas.
Fuga para a frente
Os Polacos desejavam seguir o seu próprio caminho. O país travara uma série de conflitos com (...). Os direitos do homem, os direitos dos cidadãos e a liberdade foram os principais conteúdos consignados na Constituição polaca de 1791.
Hugo Kollataj (1750-1812), o principal representante das Luzes na Polónia, foi a força dirigente: afirmava que cada autoridade pública na sociedade humana emanava da vontade do povo e da de um monarca absolutista.
O princípio da separação de poderes também ficou estabelecido, o que foi um aspeto bastante moderno para a época!
_____________________________________________
Excerto retirado de "A INCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO"