FALSO.
A questão da escravatura foi de facto uma grande preocupação para os Americanos, mas a união do país era ainda mais importante.
Em 1860 viviam mais de quatro milhões de escravos nos Estados Unidos. A maior parte trabalhava nas plantações de algodão dos estados do Sul. Nos estados do Norte, industrializados, a população negra formava uma classe de trabalhadores livres e já não havia praticamente escravos nesta parte do país.
Uma nação dividida Foi nesse mesmo ano de 1860 que Abraham Lincoln foi eleito presidente e se assumiu como o porta-voz daqueles que pretendiam abolir a escravatura. Após esta eleição, o estado da Carolina do Sul, seguido por outros seis estados, abandonou a União a 20 de dezembro de 1860. Foi criada uma aliança, em fevereiro de 1861, e eleito Jefferson Davis presidente dos Estados Confederados. O principal medo de Lincoln e dos seus partidários era verem a união dos Estados Unidos destruída, o que teria consequências gravíssimas na política e na economia de todo o país. Com o intuito de levar a que os Estados Confederados do Sul retomassem o caminho certo, foi-lhes declarada guerra. (...)
A morte de Lincoln Lincoln foi assassinado num teatro de Washington cinco dias após a vitória, a 14 de abril de 1865. (...)
_____________________________________________
Excerto retirado de "A INCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO"