1. Livre das velhas camadas
Duas vezes por semana, esfregue a sua pele com uma escova, uma luva esfoliante ou uma solução com ácido salícilico, o que a tornará mais luminosa e permitirá uma absorção mais profunda de cremes e séruns.
2. Limpe a pele sem usar cremes
Troque o seu creme de limpeza por um gel, que é mais leve e suavizante. No verão assegure-se de que lava a pele do rosto todas as noites: mais tempo passado ao ar livre representa uma maior exposição a agentes poluentes que, aliados ao creme hidratante e à maquilhagem, podem agravar os sinais de envelhecimento.
3. Mude de creme hidratante
Experimente trocar cremes gordurosos por cremes hidratantes com fórmulas mais leves, como um sérum, uma loção ou um gel.
4. Use a proteção solar de forma estratégica
De manhã antes de se maquilhar, aplique um creme hidratante com um fator de proteção superior a 30. Se passar o dia ao ar livre, volte a aplicá-la a cada duas horas. Se estiver preocupada com a maquilhagem, procure um pó compacto com fator de proteção, que será mais fácil de reaplicar ao longo do dia.
5. Tenha atenção ao vestuário
Escolha roupas com fator de proteção solar (procure o fator de proteção solar ultravioleta, ou FPU, na etiqueta).
6. Cuidado com as nuvens
Mesmo nos dias nublados, cuidado. As nuvens bloqueiam apenas 20% dos raios ultravioleta. Aplique protetor solar como se fosse um dia de sol.
7. Lembre-se das zonas negligenciadas
Um número surpreendente de cancros de pele tem origem atrás das orelhas ou em zonas frequentemente negligenciadas quando aplicamos protetor solar. Procure cobrir as orelhas, a parte de cima dos pés e as mãos.
8. Coma de forma a ter uma pela mais suave
Existem estudos que mostram que ingerir mais alimentos ricos em antioxidantes e probióticos (como iogurte grego e Kombucha) pode proporcionar, a partir do interior, uma camada extra de preoteção solar.