O colesterol sérico é o que se encontra na corrente sanguínea, existindo o colesterol HDL e o LDL.
O colesterol HDL é considerado bom pela sua capacidade de desobstrução das artérias, ao contrário do colesterol LDL que, por bloquear as artérias, deve ser o mais reduzido possível.
Apresentamos então 5 maneiras de manter o colesterol baixo:
MUDE PARA AZEITE
O azeite e alimentos como frutos secos e abacate são ricos em gorduras monoinsaturadas. Anteriormente considerados indiferentes para os níveis de colesterol, os monoinsaturados conseguem, na verdade, baixá-lo. Além disso, os estudos mostram que os monoinsaturados baixam selectivamente o LDL (mau), deixando intacto o HDL (bom).
Por isso aposte numa dieta pobre em gorduras e "suplemente-a" com duas ou três colheres de sopa de azeite todos os dias. Mas certifique-se que está a substituir outras gorduras, e não a acrescentar.
ABUSE DOS FEIJÕES
Nutritivos e de preço acessível, os feijões e outras leguminosas contêm uma fibra solúvel na água chamada pectina, que rodeia o colesterol e o transporta para for do corpo antes que cause problemas.
Numa dada experiência, homens que comeram diariamente uma chávena e meia de feijões cozinhados baixaram o seu colesterol em 20% em apenas 3 semanas.
Assunm uma chávena de feijões cozinhados fará maravilhas. E se enjoar de feijões, pode substituir por ervilhas, favas ou lentilhas, pois todas têm a mesma capacidade de redução do colesterol.
COMA MAIS FRUTA
A fruta também consegue baixar o colesterol devido à pectina.
Por exemplo, a pectina da toranja baixa o colesterol em média 7,6% em oito semanas. Dado que a redução de 1% no colesterol diminui em 2% o risco de problemas cardíacos, esse efeito é bastante significativo.
PEÇA AJUDA ÀS CENOURAS
As cenouras baixam o colesterol através da pectina. Na verdade, é possível para as pessoas com colesterol elevado baixá-lo 10-20% comendo apenas duas cenouras por dia.
As couves, os bróculos e as cebolas contêm igualmente o ingrediente responsável pelo êxito das cenouras (pectato de cálcio) e produzem resultados semelhantes.
COMA CARNE... SENSATAMENTE
Aqui está uma surpresa. A carne vermelha, uma fonte conhecida de gorduras saturadas, pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração - se for magra e lhe tirarem a gordura visível.
Num estudo britânico, os investigadores concluíram que, desde que se tenha o cuidado de diminuir substancialmente a gordura, pode incluir-se uma quantidade moderada de carne numa dieta que vise a redução de colesterol.